jusbrasil.com.br
22 de Fevereiro de 2020

Contratos entre Globo e CBF são investigados pela Polícia Federal

Adao Rocha, Supervisor
Publicado por Adao Rocha
há 5 anos

A informação publicada pelo colunista Ricardo Feltrin, do jornal Folha S. Paulo relata que a Rede Globo está sendo investigada no esquema de pagamento de propinas que enfraqueceu as estruturas do futebol mundial e levou para a prisão sete dirigentes ligados à Fifa.

A publicação desta quinta-feira (2) refere que o contrato televisivo entre a Globo e a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) está sendo analisado por agentes federais, como parte da colaboração da PF com as investigações do FBI relacionadas ao escândalo de corrupção.

Segundo o texto, a Polícia Federal quer entender como funcionou a relação entre a gestão do ex-presidente da CBF, Ricardo Teixeira, e o Departamento de Esportes da Globo. Na TV aberta, a emissora carioca detém o monopólio de transmissão dos principais torneios de futebol há quase 40 anos.

No entanto, em 2011, a Rede Globo esteve perto de perder os direitos televisivos do Campeonato Brasileiro. Na época, o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), ao concluir que o modelo implantado nas negociações favorecia a TV Globo, determinou ao Clube dos 13 que uma licitação fosse aberta para definir quem teria direito à transmissão dos jogos.

Ainda de acordo com o colunista, a ordem terá servido de estopim para a implosão do Clube dos 13, comandada pelo então presidente do Corinthians, Andrés Sanchez, e os clubes passaram a negociar individualmente acordos com a emissora do Rio de Janeiro. Estima-se que assim a Globo teve de gastar quase R$ 1 bilhão a mais do que teria desembolsado no modelo anterior.

regiaonoroeste

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Incrível, o SBT, a Band, a Record e o Esporte interativo sempre tentaram obter os direitos televisivos do futebol aqui da Ámerica, porem incrivelmente há 40 anos os clubes grandes querem negociar "somente" com a Globo. E recentemente foi descoberto o esquema de propina entre a FIFA e as confederações, inclusive o Brasil. Se a CBF controla o futebol brasileiro e a globo é quem compra, como pode o "comprador" não estar fora do esquema? Sinceramente acho que há um esquema ai em que a Globo paga "por fora" aos clubes grandes, valores muito mais altos do que são repassados há CBF e também há alguem muito grande protegendo a emissora para não ser investigada. continuar lendo

Acho que o SBT, a Band, a Record e o Esporte interativo não conseguem comprar os direitos televisivos pelo simples fato de não ter "grana" para desbancar a Globo. continuar lendo