Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024

Operação Lava Jato não irá ao Supremo Federal

Juiz dribla manobras que poderiam levar Operação Lava Jato para o Supremo

Publicado por Adao Rocha
há 9 anos

Sérgio Moro não permite que réus citem nomes de políticos, o que abriria caminho para o processo sair da primeira instância

O juiz federal Sérgio Moro desenvolveu inédita estratégia para evitar manobras jurídicas na Operação Lava Jato: nas ações penais em que não há participação de personagens com foro especial, o magistrado não permite que testemunhas ou réus citem os nomes de deputados, senadores, ministros ou governadores, o que abriria caminho para os advogados trancarem o processo na primeira instância e transferir tudo o que foi feito até agora para o Supremo Tribunal Federal (STF) ou Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Nos depoimentos prestados pelo ex-diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, e o doleiro Alberto Youssef, Moro chega a se exasperar com advogados de outros réus que, alegando o direito a ampla defesa dos clientes, insistem sistematicamente para que os dois citassem nomes de políticos beneficiados pela propina.

“Não. Daí, doutora, entra naquela questão que nós acabamos de conversar”, disse o juiz a advogada de outro réu da Lava Jato, Waldomiro Oliveira, que queria saber de Paulo Roberto Costa quem eram as pessoas beneficiadas com o dinheiro repassado aos partidos.

Antes, Moro havia explicado que os casos envolvendo personagens com foro especial estão tramitando no STF em procedimentos cobertos pelo sigilo da delação premiada. Se forem citados em outras ações, os casos poderiam ser unificados e sair da primeira instância, como querem os advogados dos grandes empreiteiros e dos principais políticos envolvidos. A manobra interromperia as investigações.

“É porque faz parte, excelência, da movimentação...”, insiste a advogada. “Sim, mas eu acabei de mencionar que essa competência é do STF”, explica o juiz. Não satisfeita, a advogada diz que o depoimento de Costa está sendo fragmentado e isso pode prejudicar seu cliente. “Veja bem, isso o juiz já definiu que vai ser competência, que vai ser objetivo da apuração pelo STF, que não vai ser objeto dessa audiência. Então está indeferido”, sentencia o magistrado.

“E como eu vou exercer o contraditório, excelência, se eu não sei...”, replica a advogada, que acaba levando um puxão de orelha. “Doutora, está indeferida essa pergunta. Eu tenho de explicar de novo?”. A advogada então diz que o diálogo ficará consignado nos autos. “Está gravado”, completa Moro.

No mesmo depoimento, Moro volta a se exasperar com um dos advogados de defesa de Youssef que, embora o doleiro tenha participado de delação premiada, tenta entrar nos financiamentos de campanha através da propina. “Várias campanhas?”, pergunta o advogado, com o que Youssef concorda. “Inclusive majoritárias?”, acrescenta o advogado, que nesse momento é interrompido por Moro.

“Não, aí nós vamos entrar nessa questão, doutor”, pondera o juiz, se referindo aos políticos com privilégio de foro e, em seguida, indeferindo a pergunta.

“Eu concordo com ela (advogada de Waldomiro) que esse sistema vai acabar prejudicando um pouco o meu cliente, porque...”. O juiz o interrompe: “Bem, o seu cliente é um político ou é o senhor Alberto Youssef?”, pergunta o juiz, avisando que a questão está indeferida. “Essa defesa de competência é complicada, excelência”, protesta o advogado. “Bem, não fui eu que criei, doutor”, responde o juiz.

No mesmo depoimento de Alberto Youssef, um dos advogados de outros dois personagens da escândalo, Márcio Bonilho e Murilo Tena Barrios, tenta, mais uma vez, extrair nomes de políticos sob a alegação de que estava se decidindo quais provas poderiam interessar ao cliente, mas é advertido pelo juiz. “Seu cliente é agente político, doutor, agente público?”, cutuca Moro. “Mas estão dizendo que o meu cliente sabia que esse valor era destinado a agente político (...), temos que saber que agente político é este”, retruca o advogado.

Moro então rechaça: “(...) Nós já definimos essa questão, doutor, e quem decide aqui sou eu (...), certo? O doutor pode reclamar, constar em ata, mas é essa situação”. O advogado não desiste: “Mas assim vossa excelência impede que...”. Moro o interrompe de supetão. “Doutor, essa questão está definida já, nós não vamos voltar a essa questão, eu sou o juiz desse processo e eu decido essa questão. Essa questão vai vir (sic) à tona no momento oportuno pelo Supremo Tribunal Federal”.

Operao Lava Jato no ir ao Supremo Federal

PF apreende farta quantia de reais e dólares no Rio de Janeiro, em 17 de março. Foto: Divulgação/Polícia Federal

Diferentemente de outras investigações envolvendo o mesmo tipo de esquema (empreiteiras, lavanderias de propina, partidos políticos e financiamento de campanhas), o caso Petrobras é uma das raras ações penais em que Polícia Federal, Ministério Público Federal e Justiça Federal agem como um só corpo institucional.

A sinergia tem funcionado, até aqui, como blindagem técnica para resguardar as investigações e driblar manobras jurídicas que inviabilizaram tantas outras ofensivas contra a corrupção, entre as quais, as mais famosas, são as operações Satiagraha e Castelo de Areia.

Embora um grande número de advogados esteja tentando transferir toda a operação para o STF e Superior Tribunal de Justiça (foro dos casos envolvendo governadores e ministros), a estratégia é legal. Para se resguardar contra eventuais acusações sobre cerceamento de defesa, Moro tem enviado para o procurador Geral da República, Rodrigo Janot, e ao ministro Teori Zavascki, do STF, todos os depoimentos e demais provas envolvendo políticos. O procedimento deve abrir caminho para um estrondoso processo de depuração na política brasileira.


http://direitodeconhecerodireito.webnode.com/news/opera%C3%A7%C3%A3o-lava-jato-n%C3%A3o-ira-ao-supre...

  • Sobre o autorAdm. Contratos
  • Publicações281
  • Seguidores-4
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações2765
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/operacao-lava-jato-nao-ira-ao-supremo-federal/153990554

6 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

todo mundo sabe como isso vai acabar que nem as outras corrupção em nada prende por um ano e depois solta que nem os outros ai envolvidos em escândalo de desvio de dinheiro. continuar lendo

Se continuar assim, talvez Sérgio Moro consiga realizar um milagre, que é dar uma punição real a esses bandidos. Fato esse inédito no Brasil! continuar lendo

Minha duvida, porque os envolvidos querem que os processos sejam transferidos para o STF ? Seria porque os processos no STF não seriam julgados corretamente e em tempo curto como o Lava Jato, que manda prender os corruptos preventivamente e são condenados rapidamente. Exemplo: só ler na midia que o processo contra senadora Gleisi Hoffmann foi tirado do Lava Jato e enviado para o STF e aparentemente não estar sendo julgado, Mensalão é uma piada, roubaram escandalosamente uma Nação e hoje os envolvidos estão sendo soltos por uma MP da Dilma e outros casos julgados pelo STF que terminam sem punição, acredito que seja pela razão que os ministros do STF são indicados pela Presidenta, fala de Rui Barbosa “De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto.”, meu conceito , essas pessoas que roubam o Brasil, os pobres para eles nada significam, mas, quando tem eleições são idolatrados. continuar lendo

Minha duvida, porque os envolvidos querem que os processos sejam transferidos para o STF ? Seria porque os processos no STF não seriam julgados corretamente e em tempo curto como o Lava Jato, que manda prender os corruptos preventivamente e são condenados rapidamente. Exemplo: só ler na midia que o processo contra senadora Gleisi Hoffmann foi tirado do Lava Jato e enviado para o STF e aparentemente não estar sendo julgado, Mensalão é uma piada, roubaram escandalosamente uma Nação e hoje os envolvidos estão sendo soltos por uma MP da Dilma e outros casos julgados pelo STF que terminam sem punição, acredito que seja pela razão que os ministros do STF são indicados pela Presidenta, fala de Rui Barbosa “De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto.”, meu conceito , essas pessoas que roubam o Brasil, não estam preocupados com Saúde , Educação e Segurança,os pobres que se explodam,para eles nada significam os Pobres, mas, quando tem eleições são idolatrados. continuar lendo