Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Fifa volta atrás e levará à Justiça escolha das sedes das Copas de 2018 e 2022

Publicado por Adao Rocha
há 9 anos

Inicialmente, entidade disse que não constatou irregularidades nos processos de escolha de Rússia e Catar. Agora, admite que pode ter havido corrupção, como sugeriu um investigador

A Fifa decidiu rever seu posicionamento quanto à polêmica escolha das sedes das Copas do Mundo de 2018, na Rússia, e 2022, no Catar. Diante das suspeitas de corrupção no processo de escolha, a questão será levada à Justiça de Berna, na Suíça, conforme comunicado emitido pela entidade nesta terça-feira.

Hans-Joachim Eckert, presidente do Conselho de Ética da Fifa, foi quem recomendou a Joseph Blatter, presidente da Fifa, que levasse o caso à Justiça. A suspeita é de que tenham ocorrido transferências de bens durante o processo de escolha das sedes, como apontado por Michael Garcia, investigador independente contratado pela entidade.

Fifa volta atrs e levar Justia escolha das sedes das Copas de 2018 e 2022

Joseph Blatter e a escolha do Catar como sede para 2022: Fifa admite suspeita de corrupção

A investigação de Garcia durou mais de um ano, com 75 pessoas ouvidas. Inicialmente, ao analisar o relatório final, Eckert disse que não havia razões para se suspeitar das escolhas de Rússia e Catar. Porém, esse posicionamento foi duramente contestado pelo próprio investigador, segundo quem a Fifa não havia interpretado corretamente o relatório.

"O comunicado divulgado pela Fifa contém várias representações de fatos que estão materialmente incompletas e erradas", declarou Garcia na ocasião. "Pretendo apelar contra essa decisão", completou. A Fifa, então, reviu seu posicionamento, e agora indica que acredita nas suspeitas de corrupção.

A absolvição de Rússia e Catar não incomodou apenas Garcia. A Alemanha, atual campeã mundial, contestou o posicionamento da Fifa e chegou a recomendar que a Uefa (União de Fiutebol da Europa) se retirasse da Fifa caso o posicionamento não fosse revisto.


http://direitodeconhecerodireito.webnode.com/news/fifa-volta-atraselevara-%C3%A0-justi%C3%A7a-esco...

  • Sobre o autorAdm. Contratos
  • Publicações281
  • Seguidores-4
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações151
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/fifa-volta-atras-e-levara-a-justica-escolha-das-sedes-das-copas-de-2018-e-2022/152508183

3 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Para mais informações, muito interessante a reportagem da BBC "Segredos Sujos da FIFA" em https://www.youtube.com/watch?v=RTdOmOa2nI4 e também o hilário John Oliver em http://mais.uol.com.br/view/zwuxgmhe6kop/john-oliver-detonaafifa-legendado-0402CD9B3066DC815326?types=A& continuar lendo

Alguém ainda liga para futebol? continuar lendo

É só falar em corrupção que fácil fácil se chega no Brasil, só eu sinto vergonha disso (se 2018 e 2022 foi comprado, certamente 2014 também foi)? continuar lendo